"Meninas" - documentário sobre gravidez na adolescência



Excelente documentário realizado em 2005 pela Produtora Cineluz, dirigido por Sandra Werneck e Gisele Camara.

"O tema deste filme é delicado: meninas esperando filhos, brincando de bonecas. Mas o subsolo é trágico: o quadro habitual no Brasil é o da menina que engravida, geralmente despreparada, abandona a escola e reduz suas perspectivas de vida. O novo pai, por sua vez, segue em frente, engravida outra menina, que vai ficar sozinha também. A primeira acaba se juntando a outro rapaz, que a engravida de novo e também a deixa sozinha... O resultado são todas essas casas cheias de mulheres e seus filhos, sem a presença da figura paterna.
Contra isso não basta distribuir camisinhas. O Brasil precisa pensar na questão do planejamento familiar. É uma loucura botar cinco ou dez filhos no mundo sem ter condições de criá-los e educá-los de verdade. Para além de qualquer 8 plano assistencialista, é preciso cuidar seriamente da educação, a começar pelas futuras mães. É preciso mostrar-lhes o que significa ser mãe. Para muitas, ter filhos é simples questão de status ou a realização de um sonho vago que não sabem exatamente o que é.
Eu espero que este filme, além de um documentário interessante do ponto de vista cinematográfico, seja um instrumento de reflexão para a sociedade. Quero que, além de chegar às salas de cinemas, ele possa servir ao debate dessas questões.”- Sandra Werneck.
SINOPSE
No dia em que completa 13 anos, Evelin descobre que está grávida de seu namorado, um rapaz de 22 anos que acaba de se desligar do tráfico de drogas para o qual trabalhava na Rocinha, Rio de Janeiro, onde vivem. A gravidez não a impede de continuar sendo a garota de sempre. A possibilidade de um aborto nem passou pela cabeça de Luana, 15 anos, quando ela descobriu que estava grávida. Órfã de pai, Luana vive com quatro irmãs e a mãe em uma casa onde só há mulheres. Desde cedo ajuda a mãe a criar as irmãs mais novas, e há meses vinha alimentando a idéia de ter um filho “só para ela”. Edilene não planejou nem evitou sua gravidez. Tampouco o fez sua mãe. Agora, mãe e filha estão grávidas. Edilene espera um filho de Alex, por quem é apaixonada. Alex engravidou ao mesmo tempo sua vizinha, Joice, de 15 anos. Edilene, aos 14 anos e grávida, já vai viver o drama de um triângulo amoroso. Ao longo de um ano a equipe acompanhou o cotidiano destas quatro “meninas-mães”.
Mais informações, consulte o site http://www.cineluz.com.br/meninas/pt/sinopse.htm

0 comentários: