Abajur oriental feito de garrafa PET

Ficou lindo! Vou fazer para mim!
 
As garrafas PET têm inesgotáveis maneiras de serem reutilizadas. Usando a criatividade é possível criar peças úteis e personalizadas. Neste post vamos ver como fazer uma luminária simples com este material, mas com o toque criativo dos ideogramas. A ideia é do site  Arte e Coisas.

Materiais necessários:

1 garrafa de PET de 3 litros, 1 garrafa de qualquer refrigerante de 2 litros, pano, tiner, estilete, tesoura, 1 bocal com fio, 1 lâmpada de 15 watts, caneta esferográfica preta, chapa de ferro com 13 mm de espessura, barra de ferro de 3 mm de diâmetro, pincéis números 6 e 16, tinta acrílica nas cores: vermelho escarlate e preto, lápis e régua.

Como fazer:
O primeiro passo é limpar as garrafas com tíner e um pano para tirar o rótulo e a data de validade. Esta é só a preparação que deve ser feita em qualquer trabalho com garrafas.

Marque a garrafa de 3 litros com a caneta esferográfica, na altura de 19 cm acima da linha de fundo da garrafa. Neste local, faça o corte usando primeiro o estilete e depois a tesoura. Faça o acabamento na boca da garrafa usando a chapa aquecida e um furo no fundo da garrafa de 3 litros, com a barra de ferro aquecida.

Retire o fundo da garrafa de 2 litros deixando apenas 1 cm além da marca. Nesta garrafa faça o acabamento com a chapa aquecida. Depois faça um furo no fundo e na lateral com a barra aquecida.

Pinte todo o corpo da garrafa e o fundo de vermelho. Espere secar para então decorar a parte de fora da garrafa com os ideogramas. Coloque os moldes de ideogramas do lado de dentro da garrafa para ter uma referência de como pintá-los com a tinta preta. Espere secar.

Encaixe o fio da luminária nos furos dos fundos das duas peças de maneira que o bocal fique dentro da peça maior. Por último, passe o fio pelo buraco lateral da garrafa menor e enrosque o parafuso no fundo para segurar o fio. A peça serve de decoração para salas e quartos, além de deixar os ambientes mais iluminados e aconchegantes.
 
Olha o passo a passo.
 

0 comentários: