Como estudar melhor

O método de estudo é algo muito particular, de forma que talvez um que deu certo para um estudante pode não ser eficiente ao outro. Isso acontece porque cada pessoa tem uma espécie de memorização, auditiva (aprende melhor ouvindo) ou visual e até pelo tato (precisam escrever e até tocar os livros para internalizar as informações).

A seguir, algumas propostas básicas, que todos podem colocar facilmente em prática:

1. Administração do tempo: Organize um horário semanal, estude em períodos de 20 a 50 minutos. Faça uma atividade física em cada intervalo de 5 a 10 minutos. Durma o suficiente e não estude noite adentro.

2. Escolha um local adequado: Procure um ambiente confortável e silencioso, longe de TV e som. Se você gosta de estudar com música, ouça apenas instrumental.

3. Estado mental: Antes de começar, limpe sua mente anotando as ideias em um papel. Isso gera a correta concentração. Motive-se e tenha um objetivo, somente estude se estiver se sentindo bem e prazeroso. Palavras-chave: Concentração e motivação.

4. Alimentação adequada: Tenha uma alimentação equilibrada, baseada em carboidratos, que aumente a serotonina e não roube a energia destinada à aprendizagem e nem provoque peso e sono. Se estiver com fome, coma primeiro e, depois comece a estudar.

5. Leitura didática: Leia o texto duas vezes, uma por cima captando só a idéia principal, na segunda vez, ponha atenção nos detalhes. Depois da leitura, elabore um esquema dele, consulte e confronte pelo menos 3 fontes e converse com alguém sobre o assunto.

6. Pesquisa: Escolha o tema, o objetivo da aprendizagem, leia as fontes, resuma as ideias chave através de esquemas ou fichamentos. Use o método: Tese (a ideia principal), antítese (o que contraria esta ideia), e síntese (qual a conclusão, elaboração de um conceito que ajude a amarrar todas as outras ideias afluentes).

7. Aplicação do conhecimento: Aprendizagem só será assimilada e acomodada, se tiver algum nexo com a sua realidade. O resultado de assimilação adequada é o discurso livre, esquematização espontânea, associação, contraposição e aplicação a outros problemas.

0 comentários: