Aula prática de Osmose


Nos segundos anos do Ensino Médio, começamos a falar das células e suas estruturas. Uma estrutura importante das células é a membrana celular. Quando falamos de membrana, sempre falamos dos vários modos de transporte de substâncias através desta membrana. O mais popular é a OSMOSE.

Existe uma aula prática muito fácil de ser feita, na qual podemos perceber os efeitos da osmose. Não  será necessário nenhum equipamento especial, apenas o interesse e a boa vontade dos alunos. Como sabem, nossa escola está passando por uma grande reforma e não podemos utilizar o laboratório. Os alunos deverão dividir-se em grupos de, no máximo, 5 alunos. 

A maior dificuldade dos experimentos de osmose é encontrar membranas semipermeáveis que funcionem adequadamente, isto é, que permitam a passagem de água mas impeçam a passagem de soluto.
Uma forma de superar essa dificuldade técnica é utilizar a membrana coquilífera, encontrada sob a casca dos ovos das aves. A seguir descrevemos um procedimento para obter uma excelente demonstração de osmose, que pode ser realizada facilmente pelos estudantes no laboratório, em sala de aula ou mesmo em casa.

Cada grupo deverá apresentar um Relatório de Atividade Prática, onde deverão constar o nome dos participantes do grupo, os objetivos da atividade, o material utilizado, o desenvolvimento da atividade, os resultados e a conclusão.

Como combinei com vocês vou colocar aqui os materiais e os procedimentos necessários `a obtenção dos "ovos pelados" que iremos usar.

MATERIAL
- 4 ovos de codorna
- um recipiente médio (tigelinha, prato fundo etc.)
- 2 copos de vidro
- água filtrada
- açúcar de cana (sacarose)
- vinagre branco (de vinho, de arroz etc.)
- etiquetas de papel

PROCEDIMENTOS
1. Coloque o vinagre no recipiente médio e mergulhe os ovos, de modo a cobri-los completamente. Deixe-os assim por cerca de 24 horas ou até a total remoção da casca calcária. Troque o vinagre usado por outro novo durante o processo, se necessário.
2. Coloque a água nos copos, até cerca de metade da capacidade. Em um deles dissolva a máxima quantidade possível de açúcar (mais ou menos 5 ou 6 colheres de sopa), preparando uma solução altamente concentrada, viscosa como calda de doce. O outro copo ficará apenas com água. Etiquete os copos, identificando as soluções que eles contêm.
3. Coloque 2 ovos com a casca calcária removida em cada solução. Observe a forma e a consistência deles a cada 1 hora. Anote os resultados.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Para observar os efeitos da osmose nos ovos é preciso primeiro remover a casca calcária, o que pode ser feito através da dissolução do carbonato de cálcio da casca pelo ácido acético presente no vinagre. Durante a reação observa-se intenso desprendimento de bolhas de gás carbônico junto à superfície do ovo.

2 H3C – COOH   +     CaCO3   =     [Ca++] [H3COO- ]2 + H2O + CO2
      ácido acético                 carbonato de cálcio     acetato de cálcio            água           gás carbônico



2 comentários:

Anônimo disse...

Nem Tem Um Relatório! :(

Ana Maria disse...

Anônimo

Pois é justamente um relatório que eu peço depois para os meus alunos, e com certeza não iria colocar ele aqui de mão beijada, né?

:-)

Abraços