Lusa - A Matriz Portuguesa no CCBB



No dia 21 deste mês, fui com a Profa Márcia e aproximadamente 40 alunos dos segundos anos visitar esta belíssima exposição. O CCBB fica na Rua Álvares Penteado, 112 Centro - próximo `as estações Sé e São Bento do Metrô, até 07/09/2008. Não percam!

Tratando das origens de Portugal, desde a pré-História até 1500, abordando povos antigos, o domínio romano, a presença cristã, judaica e árabe, o período de formação das fronteiras do país, até ao apogeu da era dos descobrimentos marítimos.

Para contar tudo isso, a exposição traz peças em mármore, pedra, ouro, azulejo, pintura, escultura, achados arqueológicos, mapas, além dos elementos multimídia sobre a formação da língua portuguesa, a arquitetura e a paisagem portuguesa.

O Museu Nacional de Arqueologia é o que enviou mais peças para a mostra, entre elas, um esqueleto humano proveniente de Alcácer do Sal. Do Museu Nacional de Arte Antiga, o público poderá ver uma escultura da Santíssima Trindade em pedra, datada dos séculos 15-16, e uma escultura da Virgem com o Menino Jesus em calcário policromado, datada de 1450-1475.

0 comentários: